Após 3 semanas de aulas, os alunos das unidades sociais da Secretaria de Promoção Social de Praia Grande (Sepros) receberam os certificados de participação do curso Alimente-se Bem, promovido por meio de uma parceria da Sepros com o Sesi. No total, 140 pessoas concluíram as aulas em toda a Cidade. Na sexta-feira (15), os alunos dos PICs Quietude e Vila Alice receberam os certificados. No dia anterior, os alunos do Melvi, Real e do Cafe Sérgio Mainente também receberam os documentos.
Durante as aulas, os alunos aprenderam a usar os alimentos de maneira criativa, de modo a enriquecer de nutrientes bolos, molhos, pães e também aproveitar parte dos alimentos normalmente descartados, como talos e folhas.
A dona de casa Adriana de Lima, moradora do Bairro Esmeralda, participou das aulas e surpreendeu o marido e os dois filhos com as receitas. “Fiz bolo de abobrinha em casa e todo mundo gostou. Até as crianças que nem sabiam do que era feito aprovaram as receitas”.
A surpresa também aconteceu com a família da dona de casa Roseli Fátima Severino, que mora no Bairro Esmeralda. “Aprendi a fazer um bolinho de talos de salsinha que até minha filha pediu a receita”.
Moradora do Bairro Mirim, a dona de casa Sonja Eliane Miranda aprendeu muito durante as aulas. “A professora foi muito paciente, ensinou tudo passo a passo. Aprendi até a como usar as medidas corretamente”, explicou.
De acordo com a coordenadora das unidades, Denize Pontes, a intenção da Sepros e do Fundo Social de Solidariedade, foi proporcionar conhecimento sobre alimentação saudável aos moradores dos Bairros. “Ouvimos falar muito sobre qualidade de vida e alimentação. Esse conhecimento precisa chegar a cada residência”.
Periodicamente as unidades dos PICs e Cafes recebem cursos voltados à alimentação saudável. Conheça um pouco mais sobre os serviços.
O Programa de Integração e Cidadania (PIC) foi inaugurado oficialmente em 2004 pela Secretaria de Promoção Social (Sepros) em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de Praia Grande (FSS) e tem como principal objetivo oferecer cursos de geração de renda, atividades esportivas, culturais e de lazer gratuitas, para participantes de todas as idades. Além disso, o PIC serve como um espaço aberto à convivência, ao diálogo e entrosamento familiar. Atualmente são cinco unidades, localizadas nos bairros Melvi, Anhanguera (Vila Alice), Vila Sônia, Quietude e Real.
As unidades do Centro de Apoio à Família do Educando (Cafe) foram criadas para promover a integração dos alunos da rede municipal com seus familiares. O espaço é voltado ao desenvolvimento de atividades culturais, esportivas e de lazer. O programa também oferece cursos gratuitos profissionalizantes e de geração de renda. Para saber os endereços basta ligar 3496-5039.
|